Em meio há tantas discussões nas nossas aulas sobre o planejamento urbano, sobre o pensar arquitetônico e urbanístico para um futuro, nada mal conhecer um pouco mais do pensamento de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa ao projetarem Brasília. Um projeto que, sem nenhuma dúvida, era desafiador e muito a frente do que a nossa realidade brasileira estava acostumada na época.
A exposição ''Brasília 50 anos" acontece no Sesc Pinheiros, na cidade de São Paulo. A mostra traz serigrafias do urbanista Lúcio Costa, do arquiteto Oscar Niemeyer e do artista plástico Athos Bulcão. Ela ficará em cartaz até o dia 30 de maio!
É importante ressaltar a figura de Athos Bulcão que talvez não seja tão conhecido como Niemeyer e Lúcio Costa. Bulcão possui diversos trabalhos conjuntos com obras arquitetônicas e grande parte dessas estão espalhadas pela cidade de Brasília. Além de artista plástico ele também trabalhou como arquiteto, participou da elaboração dos projetos da nova capital a convite de Oscar Niemeyer e também realizou alguns projetos de interiores.
Curiosamente, ele conheceu Niemeyer ao ser convidado por este para a confecção de um projeto para azulejos externos que configurariam um painel ao Teatro Municipal de Belo Horizonte. Infelizmente a obra ficou inacabada e o painel não foi realizado. No entanto, nós podemos prestigiar um pouco do que foi a arte de Athos no painel de São Francisco de Assis, na Igrejinha da Pampulha. Já que ele estagiou com Candido Portinari e trabalhou como assistente na confecção deste painel.
Bom aqui está o link com um vídeo rápido que fala um pouco mais sobre essa exposição:
Fonte: http://www.folha.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário