quinta-feira, 1 de julho de 2010

Disse que me disse... Brasil em Londres por Ernesto Neto

  O artista plástico Ernesto Neto abriu a exposição “The Edges of the World” (“Os Confins do Mundo”), na Hayward Gallery, em Londres. Suas obras fazem parte do Festival Brazil, que homenageia a cultura brasileira. A exposição ocorrerá de 19 de junho a 5 de setembro.


Uma das obras expostas na galeria
 
Ele transformou o interior de três terraços da galeria em instalações interativas, entre elas, a “H2O –SfLv” , com uma piscina a céu aberto. Como em todas as suas obras, Neto convida o público a participar com seus sentidos. "O meu único interesse é o público, a interação com as pessoas", explicou o artista à Agência Efe.

Ernesto Neto dentro de uma de suas instalações em Londres

Ernesto Neto tem também uma obra exposta em Inhotim, chamada “Nave Deusa”. Ao visitarmos o Inhotim nós percebemos o quão são convidativas as suas obras. No entanto, infelizmente,nós não podemos desfrutar dessa interação proposta pelo artista. A equipe do museu nos explicou que, para a preservação da obra, a interação foi proibida, já que o material utilizado é frágil.

Nave Deusa - Inhotim
 
A Nave Deusa está exposta desde 1998 e é uma das primeiras obras de Ernesto dentro da sua área de pesquisa, que é a construção de esculturas tensionadas capazes de criar espaços que podem ser penetrados pelo espectador. Ela reúne elementos importantes para o artista: a tensão e a gravidade, evidente nos "braços" e "patas" que a sustentam; a transparência do material a criar relações entre interior e exterior; os orifícios com suas alusões corporais e sensuais; as "gotas" de especiaria que aguçam o olfato; os "ovalóides" no seu interior; o uso esmerado da costura como técnica construtiva.

              http://www.inhotim.org.br/arte/obra/view/182

Nenhum comentário:

Postar um comentário